27.5.06

Um pouco de física


Sempre odiei física. Até hoje tenho um sonho estranho, de que estou fazendo uma prova de física no colégio até que um buraco se abre e eu caio no vácuo (ridículo, mas real).
A única coisa que eu lembro até hoje de física é sobre a Inércia. Um objeto, quando parado, tende a ficar parado, e se em movimento, tende a manter-se movimentado.
Isso explica muito. Estamos tristes com o nosso emprego, na vida amorosa...ai somos toscos ao ponto de pensar “é melhor eu não me mexer, poderia ser pior”. Ficamos anos parados reclamando enquanto o relógio vai engolindo os nossos sonhos e todos as surpresas boas que a vida estava guardando para o futuro.
Somos positivistas demais. O medo faz isso. Temos medo de nos mexer, e ao mesmo tempo raiva de não faze-lo. Ai ficamos encontrando coisas boas na nossa vida “qualquer nota” por simples comodismo.
Depois de muito tempo de sofrimento calados, resolvemos nos mexer, mexemos tanto, que não paramos mais. Ai vem o problema oposto. Nem tudo é ruim, mas nós modificamos pelo simples hábito de mudar. Não nos prendemos a pessoas, lugares, não criamos lembranças nem expectativas reais. Nos tornamos nômades de pensamento.Eu não sei como encontrar o meio termo. Nunca encontrei quem estivesse “libertado” da inércia (Libertar-se dela é mais difícil que física), mas eu acredito que em algum lugar existe uma pessoa que saiba lidar com isso. Os animais talvez.